Todo ano acontece a Semana Mundial do Meio Ambiente, que se inicia em 1 de junho até o dia 5, que se comemora também o Dia Mundial do Meio Ambiente. Mais do que uma data, ela serve para nos lembrar o quanto nosso ambiente é importante e necessita dos nossos cuidados. Através do decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro estabeleceu que em todo o território naciona seja promovida a Semana Nacional do Meio Ambiente, tentando conscientizar a população a agir em prol da preservação do patrimônio natural do País.
Para transformar um ambiente com pouca qualidade de vida, para um cheio de boas energias, é necessário saber incentivar as pessoas a correrem atrás dessa transformação. Mostrar caminhos e rumos a seguir, e com a semana do meio ambiente, somos lembrados de que o caminho correto é o da preservação do patrimônio natural brasileiro. Ativista ambiental, Pablo Mendes, 20, lembra que “não vivemos só no Brasil, vivemos no coração do mundo, onde há mais arvores nativas, mais especies de animais e insetos que nem foram catalogados ainda, principalmente na Amazonia, e isso é uma riqueza que temos que preservar”.
Em matéria publicada pela revista especializada “Science Advances”, pesquisador americano Thomas Lovejoy e o brasileiro Carlos Nobre garantem que o desmatamento da Amazônia está próximo de um limite, onde nao há mais volta. Lovejoy e Nobre apontam que é preciso conter a área desmatada abaixo de 20% da superfície original, assim evitando que se chegue a um ponto onde a capacidade regenerativa dessa importante região falhará.
Para a semana do nosso meio ambiente, fica o alerta de que caso não lutemos por uma melhor forma de tratar nossas terras, logo ficaremos apenas com as lembranças de como as florestas eram, com desmatamento e um desequilibrio ecológico sem cura.
Comentários
Postar um comentário