A importância da Reciclagem e da Coleta Seletiva

Texto por: Caroline Alves


Como fazer a separação corretamente / Foto por: Banco de imagens
A reciclagem é um dos fatores mais importante da sustentabilidade.  Todos os dias milhares de lixos são jogados fora, aquele papel que usou para rascunho, a latinha de refrigerante, a garrafinha de água, entre muitos outros. Cada um desses produtos tem a sua maneira correta de ser descartado, mas a maioria das pessoas não faz isso. Esse lixo jogado de forma incorreta pode causar doenças e poluição ao meio ambiente, é ai que entra a reciclagem, uma forma de reutilizar esses papéis, plástico e vidros. 
Segundo o IBGE, 22 milhões dos brasileiros têm acesso aos programas municipais de coleta seletiva, isso não representa mais do que 18% da população. O país precisa de um programa mais forte de reciclagem, para que se criem mais coletas e mais cooperativas de catadores. Além de reciclagem contribuir com o meu ambiente, também colabora na oportunidade de emprego, ou seja, onde tem a coleta seletiva de lixo e reciclável, tem catadores de lixo. São eles que coletam, separam, transportam, acondicionam e transformam o que antes era visto como lixo, inútil e pronto para ser descartado, com valor de uso e de troca.
 A atuação dos catadores desses materiais reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego desde 2002, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), contribui para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais, na medida em que abastece as indústrias recicladoras para reinserção dos resíduos em suas ou em outras cadeias produtivas.
 “Existem no Brasil entre 400 mil e 600 mil catadores de materiais recicláveis, trabalhando em condições extremamente precárias, muitas vezes em lixões a céu aberto e com risco de contaminação e transmissão de doenças, esses trabalhadores são agentes essenciais para a reciclagem no país” afirma Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). 
Para que a reciclagem tenha um desenvolvimento maior no Brasil, é preciso que as pessoas se conscientizem evitando jogar o papel de bala na rua, a embalagem de salgadinho, as garrafas de bebidas, os copos descartáveis, os canudos de plástico, entre muitos outros objetos, pois tudo isso pode causar diversos problemas. Procurar fazer o descarte de forma correta, colocar o lixo separado por materiais, como o papel, plástico, vidro, isso contribui bastante com o meio ambiente.

Comentários