Pilares da Sustentabilidade

Texto por: Barbara Brisolla
Os pilares da Sustentabilidade fazem parte da vida da população, a ação de cada um pode influenciar na vida dos demais, e das gerações futuras.
São eles Social, Econômico e Ambiental. Com a colaboração de todos, nossa sociedade seria mais justa e ambientalmente saudável.

Pilares da Sustentabilidade/ Foto:banco de imagens
Social
A sociedade é composta pelo aspecto social de um grupo de pessoas, ou seja, das características que emergem da população. Falando de forma mais simples, é o resultado das relações. Assim, se individualmente possuem maior capital humano, como capacidade de aprendizado e trabalho, saúde entre outros, maior será o capital social da sociedade.
E segundo a Ana Claudia, Professora da faculdade de tecnologia de SP, Doutora em meio ambiente e sociedade, “isso resultaria em uma melhor qualidade de vida para a população, com acesso a educação, meio ambiente saudável, saúde, ou seja, boa qualidade de vida, faz uma sociedade ser mais promissora, mais justa para todos, garantindo qualidade de vida. Com condições adequadas de trabalho, permitindo que o trabalhador seja remunerado decentemente, que possa se aposentar com dignidade, com licença maternidade adequada, que consiga ter tempo para cuidar e estar com família, estudos e lazer”.

     Econômico
As empresas hoje em dia visam muito o lucro, segundo a professora, é esta a visão que faz com que as empresas degradem o meio ambiente “as empresas têm como finalidade o lucro. Então para tal fará uso dos recursos naturais e humanos para benefício próprio, de seus acionistas. Acontece que os recursos naturais são bens de uso comum, ou seja, de todos e que seu uso por um afeta a todos, falando de forma simples novamente. Por exemplo, uma empresa que produz calcário em um local de mata atlântica e que para tal desmata e joga rejeitos nos leitos dos rios, está utilizando um recurso comum, a mata, a água e o minério para obter lucro. Desta forma, uma empresa não tem muito colaborar com o meio ambiente. Pode ter ações mais responsáveis ambiental e socialmente falando, mas em tempos de crise estes são os primeiros setores a sofrer cortes, afinal o objetivo é o lucro”, finaliza.
Ambiental
A professora, fala também sobre a influência das empresas, que podem desenvolver ações que afetem o público e pessoas ao redor “Se for apenas para divulgar o marketing, a contribuição é pouca. As empresas podem contribuir adotando práticas de gestão ambiental mais responsáveis e, pressionando fornecedores e até governos, a fazerem o mesmo. Isso acarretaria na melhoria da qualidade vida atual e para as futuras gerações, aliás são princípios do artigo de meio ambiente da Constituição de 1988 e aqueles da Rio-92 e reforçados na Rio+20 que teve grande participação das corporações”.



Comentários