Texto por: Barbara Brisolla
Os
pilares da Sustentabilidade fazem parte da vida da população, a ação de cada
um pode influenciar na vida dos demais, e das gerações futuras.
São eles
Social, Econômico e Ambiental. Com a colaboração de todos, nossa sociedade
seria mais justa e ambientalmente saudável.
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Pilares da Sustentabilidade/ Foto:banco de imagens |
Social
A
sociedade é composta pelo aspecto social de um grupo de pessoas, ou seja, das
características que emergem da população. Falando de forma mais simples, é o
resultado das relações. Assim, se individualmente possuem maior capital humano,
como capacidade de aprendizado e trabalho, saúde entre outros, maior será o
capital social da sociedade.
E
segundo a Ana Claudia, Professora da faculdade de tecnologia de SP, Doutora em
meio ambiente e sociedade, “isso resultaria em uma melhor qualidade de vida para
a população, com acesso a educação, meio ambiente saudável, saúde, ou seja, boa
qualidade de vida, faz uma sociedade ser mais promissora, mais justa para
todos, garantindo qualidade de vida. Com condições adequadas de trabalho,
permitindo que o trabalhador seja remunerado decentemente, que possa se
aposentar com dignidade, com licença maternidade adequada, que consiga ter
tempo para cuidar e estar com família, estudos e lazer”.
Econômico
As
empresas hoje em dia visam muito o lucro, segundo a professora, é esta a visão
que faz com que as empresas degradem o meio ambiente “as empresas têm como
finalidade o lucro. Então para tal fará uso dos recursos naturais e humanos
para benefício próprio, de seus acionistas. Acontece que os recursos naturais
são bens de uso comum, ou seja, de todos e que seu uso por um afeta a todos, falando
de forma simples novamente. Por exemplo, uma empresa que produz calcário em um
local de mata atlântica e que para tal desmata e joga rejeitos nos leitos dos
rios, está utilizando um recurso comum, a mata, a água e o minério para obter
lucro. Desta forma, uma empresa não tem muito colaborar com o meio ambiente.
Pode ter ações mais responsáveis ambiental e socialmente falando, mas em tempos
de crise estes são os primeiros setores a sofrer cortes, afinal o objetivo é o
lucro”, finaliza.
Ambiental
A
professora, fala também sobre a influência das empresas, que podem desenvolver
ações que afetem o público e pessoas ao redor “Se for apenas para divulgar o
marketing, a contribuição é pouca. As empresas podem contribuir adotando
práticas de gestão ambiental mais responsáveis e, pressionando fornecedores e
até governos, a fazerem o mesmo. Isso acarretaria na melhoria da qualidade vida
atual e para as futuras gerações, aliás são princípios do artigo de meio
ambiente da Constituição de 1988 e aqueles da Rio-92 e reforçados na Rio+20 que
teve grande participação das corporações”.
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