Texto por: Yan Andrade
![]() |
Uniso conseguiu até agora uma cadeira com campanha / Foto:Agência Uniso |
A Universidade de Sorocaba (UNISO) lançou em 2016, em parceria com a ViaOeste, uma campanha voltada à troca de lacres de alumínio por cadeiras de rodas, batizada de “Lacre do Bem-Uniso”. Essa ação se estende a Universidade de Sorocaba e ao colégio Dom Aguirre, visando reciclar os lacres, e revertendo assim em doação de uma cadeira de rodas para uma instituição de Sorocaba.
A campanha é promovida pelos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, sobre a tutela de Evenize Batista, de jornalismo, que em entrevista ao blog explicou como começou a ação “para trazer essa campanha, nos do curso de comunicação fizemos uma parceria com a ViaOeste, que já possui essa iniciativa a varios anos”. A ViaOeste faz desde 2011 o programa “lacre solidário”, um programa voluntariado empresarial que já entregou mais de 250 cadeiras de rodas para entidades e parceiros no estado de São Paulo. A campanha, trabalhada pelos cursos de comunicação, promove um engajamento único e com propósitos solidários “existem algumas estratégias que surgem quando a gente consegue mobilizar os outros cursos para também participar disso”. Evenize também ressalta a importância que um bom diálogo com a cantina traria de benéfico para a campanha “seria importantíssimo se conseguíssemos mobilizar as cantinas, mas não conseguimos ainda uma força para percorrer as cantinas e pedir isso para os gerentes delas”.
Para sermos solidários, muitas vezes precisamos nos lembrar sobre como pequenas ações, que podem parecer simples ou inuteis, podem virar algo maior se juntarmos forças “essa proposta de trabalhar com solidariedade, que você pode fazer um pouquinho, mas somado a ações de outras pessoas isso dá um gesto maior, dá uma ação mais impactante, isso pode ajudar muitas pessoas”. Para ajudar a campanha, que segue ativa a dois anos e tenta conseguir a segunda cadeira de rodas desde então, basta juntar o lacre das latas de refrigerante e depois depositar o lacre nos pontos de coleta, na agência de jornalismo na Cidade Universitária ou no câmpus Trujillo.
Comentários
Postar um comentário