Reduzir, Reciclar e Reutilizar: 3 R’s que compõem a Sustentabilidade

Como deve acontecer e quais os benefícios para o meio ambiente?

Texto por: Barbara Brisolla

“Os 3Rs da sustentabilidade devem acontecer por toda nossa vida. É importante ser repassado para as gerações futuras, trazer esse hábito para nosso dia a dia. Colocando em prática os 3Rs, vamos ter naturalmente um ambiente mais limpo, sem muitos resíduos como, por exemplo, nos rios, ambiente marinho. Pode parecer superficial, mas a importância dessa conscientização pode trazer grandes benefícios de curto e longo prazo. Vamos extrair menos matéria-prima da natureza, assim, dandotempo para ela descansar. O meio ambiente iria ficar muito mais preservado. A natureza teria mais tempo para se recompor para que as gerações futuras também desfrutem dos recursos naturais”, afirma o estudante de Ciências Biológicas, Renan Henrique Bernardo, de 26 anos. 


Banco de imagens
Reduzir
Explica ainda o estudante que Reduzir “é fundamental para o bolso e para o meio ambiente. Pensando assim, o ideal é consumir somente o necessário sem desperdício. Com essa medida adotada fica mais barato para o seu bolso e para o meio ambiente, que não irá sofrer muito com as consequências. Não adianta reduzir somente em crises hídricas que sofremos ao longo do ano e sim reduzir o tempo todo. Exemplo disso é tomar banhos mais rápidos, escovar os dentes com a torneira fechada, etc.”
Reutilizar
A Redução também pode ser feita com pequenos gestos, como, “Reutilizando a água da máquina de lavar, verso de folhas de papel, usando garrafas e embalagens para armazenamento, além do artesanato com caixas de leite e de papelão. Ela pode acontecer diariamente, tornando-se um hábito. Devemos, antes de descartar algo, avaliar se o mesmo ainda pode ser útil para outra aplicação. Praticar a reutilização, além de diminuir o consumo de água e energia, pode ser uma fonte de renda. Atualmente, vários objetos são reutilizados e transformados em úteis e lindas peças, explica a tecnóloga em silvicultura, Tâmara Ferreira, 31 anos.
Reciclar
A bióloga Daniele A. Manoel Carvalho, de 26 anos, ensina por que a Reciclagem é tão importante. “Idealizada para fazer a conversão de desperdício de materiais ou produtos em potencial de utilidade, (a reciclagem) permite a redução de matéria-prima no meio ambiente. O fundamental é a consciência da população, desta maneira, para o processo ter um resultado positivo além de começarmos pelo plano mais fácil, separando o lixo reciclável do lixo comum. Devemos também, na hora da compra, priorizar os itens que passaram por esse processo e adquiri-los. Mais importante que reciclar é adquirir itens que possam ser reutilizados. Conforme a população aumenta, cresce também a quantidade de lixo produzido. E não existe a possibilidade de se reverter 100% essa questão. O que podemos fazer é reciclar e, junto com essa ação, estaremos diminuição os impactos ambientais, pois, assim, os resíduos não persistem no solo e nos corpos hídricos, impossibilitando ou dificultando a sobrevivência de inúmeros seres vivos. Melhorando também a qualidade de saúde pública, diminuiria as inúmeras enchentes”.
A tecnóloga Tâmara Ferreira mostra como é fácil praticar a reutilização. Essas são carteiras feitas de caixa de leite e retalhos de tecidos. As pulseiras são das bordas que sobram da caixa de leite e são revestidas com o restante do próprio retalho da carteira.
                                                                                        
Carteiras feitas por Tâmara Ferreira / Foto por: Barbara Brisolla

“Fazer a diferença no meio em que vivemos exige menos do que a maioria das pessoas imagina, -pratique o consumo inteligente, REDUZA REUTILIZE E, POR FIM, RECICLE” – Daniele A. Manoel Carvalho

Comentários