Texto por: Caroline Alves
Existem alguns tipos de entulhos que podem ser reciclados, sendo convertidos em novos materiais para a sua reutilização, porém devem ser descartados de forma separada e destinados aos locais corretos, sendo eles, aterros ou centros de reciclagem. Normalmente quando as pessoas querem descartar entulhos, eles buscam alugar uma “caçamba” que é responsável por jogar esses restos fora.
Uma construção ou uma demolição produz uma quantidade extrema de resíduos. Esses resíduos gerados de uma obra civil causa um desperdício enorme de materiais, um aumento de custo e principalmente uma contaminação ao meio ambiente.
De acordo com dados da ABRECON (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), 60% do lixo sólido gerado nas cidades vêm da construção civil e 70% desse total poderia ser reutilizado. Porém, o segmento de reciclagem de resíduos da construção e demolição no Brasil ainda é primário.
Segundo a engenheira civil Rafaela Chaluppe, “O mercado de reciclagem e reutilização de resíduos vem em constante crescimento no Brasil, no entanto, a geração de entulho não deixa de causar um impacto ambiental drástico.” Além disso, de acordo com a ABRECON, o Brasil joga fora oito bilhões de reais ao ano, porque não recicla seus produtos.
A reciclagem tem um papel fundamental para a sociedade, diminuindo a extração de recursos naturais, para a economia do país e principalmente para a natureza. A reutilização de resíduos tornou-se uma alternativa sustentável para o setor de construção civil e transformação em matéria prima, contribuindo no desenvolvimento sustentável do país.
Esses entulhos que são encontrados de uma construção civil é um fator negativo de modo ecológico e com essa “reciclagem de entulho” torna-se um recurso indispensável e procedimentos que dão destaque a inúmeros benefícios ao meio ambiente. Além de prejudicar, esses entulhos jogados em qualquer lugar podem também prejudicar a saúde, causar poluição, sobrecarregando o sistema. Conforme forem descartados em terrenos baldios, por exemplo, a sua decomposição é anos ou até de tempo indeterminado.
Um dos principais produtos gerados por esses entulhos é o tijolo ecológico, onde é uma matéria prima fundamental na maior parte das construções do Brasil. O tijolo sendo ecológico denota uma menor agressão ao ambiente, não sendo necessária a utilização de economia energética (fornos) e previne que diversas florestas se encontram desmatadas para a aquisição de lenhas.
Com esse novo métodos de reutilização de entulhos existem algumas vantagens que podem colaborar com o nosso meio, como desenvolvimento sustentável, respeito ao meio ambiente e a gestão sustentável, como equilibrar as dimensões sociais, econômicas e ambientais.
Comentários
Postar um comentário