Texto por: Caroline Alves
Todos os dias milhões de canudos são utilizados em todos os cantos do mundo, porem ninguém imagina o impacto que esse simples “canudo descartável” causa no meio ambiente. Usado em lanchonetes, bares e restaurantes feitos com materiais não biodegradáveis, como o polipropileno e poliestireno, levando até 500 anos para se degradar do meio ambiente.
![]() |
Abrace o ambiente e diga não ao uso de canudos descartáveis/ Foto: Banco de Imagens |
Esse assunto esta ganhando força e alguns países aderiram o fato de não uso do canudo, inclusive no Brasil. Quando utilizados e o descarte não é feito corretamente, isso pode contribuir com a poluição, sendo também prejudicial aos animais. “Nos Estados Unidos, 500 milhões de canudos são descartados diariamente, que daria para encher 46.400 ônibus escolares de plástico ou dar duas voltas e meia no planeta por dia só de canudos”, afirma Jackie Nunes, fundadora da ONG chamada “O ultimo canudo de plástico”.
Além dos canudos de plástico prejudicar o meio ambiente, é muito comum encontrar em área marinha, esses objetos chamam atenção dos animais, como as tartarugas e baleias. “Como a gente tem um tratamento de lixo precário, acaba que esses materiais chegam até os animais, depois de descartado o canudo passa para uma forma que se chama de microplastico, que é a forma mais prejudicial pra saúde dos humanos e dos animais também, assim os animais acabam ingerindo esses materiais que são descartados nas praias, nos oceanos e em varias habitats diferentes” afirma a bióloga Thalita Haak.
Um vídeo publicado por uma bióloga marinha, da Costa Rica, chamou muita atenção das pessoas, onde acharam um canudo dentro da narina de uma tartaruga. Sendo assim, isso também tornou um motivo para que as pessoas se sensibilizassem, despertando o interesse do “NÃO” uso desse objeto descartável.
![]() |
Biólogos tirando o canudo da narina da tartaruga |
Segundo a bióloga Thalita, a questão dos animais aquáticos, as baleias jubarte, por exemplo, elas não se alimentam de alimentos sólidos. São consideradas filtradoras. Se esse tipo de resíduo (canudo, plástico) está presente na água, ao abrir a boca para fazer a filtração acaba ingerindo esse tipo de material que vai para o canal respiratório, digestivo e isso faz com que os animais aquáticos sejam mais afetados, porque esse tipo de material ser descartado incorretamente.
Os países Reino Unido e Canadá foram os dois primeiros países que lutaram por esta causa e conseguiram fazer com que a distribuição dos canudos fosse proibida. A assembleia de Vancouver decidiu que até 2019 será proibida essa distribuição, junto com os copos e embalagens de poliestireno. No Reino Unido, o Mc Donalds, irá substituir por canudos de papel. Já no Brasil, algumas cidades como Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte também já aderiram essa causa e deixaram em campanhas abertas para chamar atenção de seus vereadores propondo também a proibição do uso.
![]() |
Tubarão Branco embalsamado no museu de Cananéia |
Um caso interessante que aconteceu na cidade de Cananéia, no litoral de São Paulo, de um tubarão encontrado morto, após engolir diversos objetos, tartaruga, peixes e até uma bota. É o segundo maior tubarão do mundo. Isso mostra de como os humanos não tem cuidado com o meio ambiente e dos animais que sobrevivem nesses lugares. A cidade ficou famosa e o tubarão esta embalsamado no museu da cidade.
Buscando pela sustentabilidade, os canudos de plástico poderão ser trocados por canudos de vidro, onde pode haver o reaproveitamento de uso apenas lavando-o e podendo ser utilizado inúmeras vezes, não precisando ser descartado. Outras maneiras é que podem ser tomadas sem prejudicar o meio ambiente e os animais, é tomar algo diretamente no copo de vidro ou canecas.
Comentários
Postar um comentário