Texto por: Barbara Brisolla
“A sustentabilidade é olhar para nossas gerações futuras com respeito. É atender suas necessidades e garantir que as próximas gerações vão poder utilizar os mesmos recursos sem degradar a natureza”, explica o estudante de Ciências Biológicas, Renan Henrique Bernardo, de 26 anos. Ele conta que para praticar a sustentabilidade, todos precisam ter a mesma consciência, reduzindo o consumo, reutilizando e reciclando e, assim, diminuindo os impactos que estamos causando no meio ambiente.
Muitas escolas já ensinam para os alunos, desde criança, esse hábito de reutilizar e reciclar, o que pode contribuir para a sociedade, conta Marianne Queiroz, 23 anos, dona de casa e mãe do João Gabriel. “Meu filho estudou em escola pública muito bem estruturada para as necessidades das crianças. Mas como toda escola de ensino regular, visava mais o intelecto do que o desenvolvimento humano das crianças. Antes de ir para esta escola, ele estudou por quase 3 anos em uma escola particular que, além do intelecto, visava o desenvolvimento humano e que as crianças precisam ter noções gerais de um mundo saudável para corpo e mente. O João se preocupa em separar o lixo, com a o desperdício de água, com a economia de energia e até mesmo com gastos excessivos em relação ao dinheiro. Ele troca brinquedos que não quer mais com os amigos da escola, onde tem a vivência de não desperdiçar, principalmente comida, e isso muito me orgulha”, relata a mãe.
Diversas pessoas procuram adequar em suas casas maneiras de contribuir para o meio ambiente. O custo dessa opção por projetos sustentáveis pode acabar saindo um pouco caro, devido ao processo de instalação dos equipamentos necessários. A arquiteta Jordana Sanches diz que o investimento inicial acaba compensando, pois, com essas medidas, as contas diminuem no fim do mês. Segundo ela, a energia solar e o coletor de agua são os projetos mais procurados. “A energia solar vai além dos painéis dos telhados. Ela capta radiação solar e usa o calor para esquentar água, produzindo, assim, energia. Outro benefício muito procurado é o coletor de água de chuva que, por meio da captação, pode economizar água, contribuindo, assim, na redução das áreas impermeabilizadas nas cidades, no reaproveitamento de água para vasos sanitários e para locais que não precisem de água potável. Esses são os mais procurados, mas existem muitos outros, como o telhado verde e o concreto reciclado”, afirma a arquiteta.
![]() |
Banco de imagens |
Boa leitura.
Comentários
Postar um comentário